Conexão Alimentação, Beleza e Saúde: Novas descobertas levam a mudanças na pirâmide alimentar.
A beleza do corpo sempre esteve ligada à alimentação e ao estilo de vida que se leva. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) criou um modelo alimentar cujo objetivo é orientar como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada.
Este modelo, mais conhecido como Pirâmide Alimentar, tem algumas metas. A principal delas é estabelecer um consumo variado de alimentos, com a ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.
A pirâmide, no entanto, não sofre uma atualização desde sua criação. E isso fez com que médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) apresentassem uma nova proposta onde atestam novas descobertas. Seguindo essa nova estrutura, é possível manter o peso estável ou até perder alguns quilinhos.
Se antes, a base da pirâmide era composta por carboidratos com alto índice glicêmico, como massas e pães feitos com farinha branca, causadores do aumento de açúcar no sangue, agora é ocupada pela atividade física.
O 1º andar ficou destinado aos carboidratos complexos, que são ricos em fibras e ajudam a controlar os níveis de glicose no organismo, além de combater o colesterol e não provocar sensação de fome. Os simples, de alto nível glicêmico, portanto, estão entre os que devem ser consumidos com bastante moderação. O azeite de oliva também deixa o topo da antiga formação e, por atuar eficazmente no combate às doenças cardiovasculares, cai para o 1ª andar da pirâmide.
Outra mudança está na recomendação de uma taça de vinho diariamente. Diante desta nova modalidade, vale consultar uma nutricionista e fazer um cardápio adequado ao seu perfil e estilo de vida.
Fonte: BemStar
Nenhum comentário:
Postar um comentário